Home Data de criação : 09/05/04 Última atualização : 11/10/17 11:29 / 39 Artigos publicados

DICAS PARA DAR A RÉ  (ANÁLISES) escrito em sexta 24 julho 2009 16:34

dicas,

Ops!

Talvez você já tenha dito isso após alguma manobra de ré. Geralmente isso acontece logo após você bater, raspar ou cair em algo. Eu pessoalmente já passei por isso. Mesmo se você está livre desta experiência já deve ter visto muita gente fazendo besteira andando de ré por aí.

Vamos deixar as brincadeiras de duplo sentido de lado e vamos dirigir.

As manobras de ré costumam ser simples, mas envolvem muitos fatores que passam despercebidos aos condutores em geral.

Você vira a cabeça para olhar para trás quando da à ré? Já reparou que você perde toda a visão daquilo que se encontra próximo à lateral do carro? O movimento de olhar para trás é instintivo. Assim como olha para frente ao dirigir normalmente. Porém este movimento aumenta o risco a que você se expõe. Menor visão e a posição do pescoço colaboram para maior índice de acidentes.

Já reparou que o eixo de giro se inverte? É o carro se comporta de forma muito diferente quando se dá ré. Isso porque além de virar para o lado oposto você precisa pensar que agora o eixo do carro que mais avança é o traseiro, mas a roda que vira é a dianteira. Isso provoca uma aceleração angular maior. Falando em português isso quer dizer que aumenta a chance de rodar o carro caso você vire o volante ou acelere de forma repentina.

Já andou de ré por uma rua inteira? Parece estranho, mas é mais comum que parece. Segundo o Código de Trânsito Brasileiro a ré deve ser utilizada para pequenas manobras. Mas isso parece falho no que cada um considera uma “pequena” manobra. Utilizo meus próprios princípios, mas acredito que muitos concordarão comigo. Pequena manobra é estacionar o carro, sair de casa, voltar pois passou a rua que deveria entrar. Mesmo assim alguns fatores sempre devem ser considerados. Nunca deve-se dar ré pela faixa mais rápida. Já vi carro dando ré na faixa da esquerda da marginal do Tietê e na 23 de maio. Em estradas não adianta dar ré, nem pelo acostamento, para voltar para alguma entrada que já tenha passado e esteja longe. Aliás, recomendo nunca dar ré em estradas. Existe retorno para isso.

Dá pra ver algo? Algumas vezes dirigimos nossos carros numa condição de isolamento. Nos envolvemos por películas escurecedoras cada vez mais fortes. Já andei em carros que em pleno dia eu queria acender os faróis para enxergar direito. Alegar que é medida de segurança não se justifica, se você precisa baixar os vidros para olhar pelo retrovisor. Cuidado com o carro que compra. A posição da luz de ré pode modificar muito a visibilidade traseira.

Cuidados lógicos e comuns para todos os motoristas. Não precisam ser todos corretos, mas nem tentar fazer da maneira correta é imprudência e irresponsabilidade.

Ronaldo M Salles

 

Compartilhar

Faça um comentário!

(Opcional)

(Opcional)

error

Importante: comentários racistas, insultas, etc. são proibidos nesse site.
Caso um usuário preste queixa, usaremos o seu endereço IP (54.81.53.224) para se identificar     

Nenhum comentário
DICAS PARA DAR A RÉ


Abrir a barra
Fechar a barra

Precisa estar conectado para enviar uma mensagem para autolog

Precisa estar conectado para adicionar autolog para os seus amigos

 
Criar um blog